KSB Borrachas

O que você precisa saber sobre indústria 4.0

By - Casari
26.06.20 04:19 PM

Alguma vez, você já ouviu falar sobre a Indústria 4.0? Em linhas gerais, sobretudo quem atua no segmento de metal borracha e segmento de autopeças em geral, já está familiarizado com o tema.


É comum também que você, a princípio, não saiba muita coisa a respeito do termo. Mas, é muito provável que esteja inserido na cultura da Indústria 4.0.

Para esclarecer o tema, preparamos o post de hoje com tudo aquilo o que você precisa saber sobre Indústria 4.0. Acompanhe a seguir.


Indústria 4.0.: muito falada, mas ainda ‘desconhecida’


De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), uma pesquisa realizada em 2018, revelou que no Brasil, menos de 2% das organizações estão, de fato, dentro desse conceito.


Resumidamente, a Indústria 4.0. reflete um novo modelo de produção nas empresas, resultante da quarta revolução industrial. Ela marca o avanço significativo na forma com a qual o homem se relaciona com a máquina.


Características e benefícios da Indústria 4.0.


As vantagens de se aplicar o conceito dessa quarta revolução industrial são muitas.


Ela já tem revolucionado o uso da tecnologia dentro das fábricas, aliás, o ‘chão de fábrica’ já pode ser controlado de ponta a ponta, graças a esse novo paradigma. A redução de custos é outro benefício marcante, resultante da Indústria 4.0. Afinal, com essa revolução, temos a produtividade elevada com índice de refugo mais baixo.


Menos funcionários produzem mais peças, gerando mais economia para a empresa, graças a digitalização de processos e inteligência artificial. É possível ainda, aumentar a vida útil das peças e itens produzidos.


Para tanto, a Indústria 4.0. se pauta numa verdadeira fusão onde o meio digital e físico se fundem, tendo como suporte, uma série de inovações.

Alguns exemplos de inovações são:


·    Internet das Coisas (IoT);

·    Computação em Nuvem (Cloud Computing);

·    Big Data;

·    Machine Learning;

·    Robótica Avançada;

·    Materiais Inteligentes e Manufatura Aditiva (impressão 3D)/Híbrida, etc.


E então, ficou mais claro o significado do termo Indústria 4.0.? se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco! Até a próxima.