KSB Borrachas

Como saber se o coxim do câmbio está ruim?

By - Casari
06.01.20 07:41 PM

O coxim do câmbio é uma peça fundamental para o bom funcionamento de um veículo.

Aos que não estão muito familiarizados com a peça, quando falamos em coxim, estamos nos referindo a uma peça feita basicamente de borracha. Sua indicação é a tirar a vibração do chassi do carro. 

Sabe quando há alguma vibração incomum que o veículo passa a fazer estranhamente? Isso pode ser algum problema no coxim, afinal, ele atua no sentido de minimizar qualquer tipo de vibração esquisita que ocorra tanto em relação ao motor, bem como do câmbio na carroceria. 

A importância desta peça é tanta, que sem o coxim do câmbio, seu veículo seria incapaz de ser conduzido, uma vez que trepidaria de forma intensa.

Dito isso, fica então a pergunta: como saber se o coxim do câmbio está ruim? É exatamente sobre isso que falaremos a seguir, confira a seguir! 

Identificando a necessidade da troca do coxim


Quando o coxim do câmbio está ruim, é primordial que seja feita a sua troca, para evitar problemas na direção do carro, bem como de conforto, segurança e estrutura.

Para tanto, é preciso identificar se é o momento de troca da peça. Como muitos motoristas quase não conhecem peça, é comum que nem percebam quando é o momento do coxim ruim ser trocado.

Por isso, é importante ficar atento às seguintes dicas e sintomas de coxim ruim:

  • Alavanca do carro se movimenta: quando você dá a partida e percebe que a alavanca do carro está se movimentando, é bom verificar. A causa pode estar intimamente ligada ao fato do coxim do câmbio estar desgastado;

  • Barulho no motor, radiador furado e vazamento de água: pode parecer exagero, mas muitas vezes, um coxim de câmbio rompido pode causar todos os sintomas acima. O coxim inferior do câmbio, por exemplo, quando se rompe, pode movimentar o powebrain. Com isso, ele pode batia atingir o radiador e partes da suspensão do carro, conforme o mesmo se movimenta.

  • Batida forte de metal sobre metal: com o desgaste, a borracha do coxim se rompe e provoca este barulho.

Ao precisar de coxim para câmbio, motor, suspensão, procure por quem entende do assunto e oferece somente produtos originais de ótima qualidade. Fale com a KSB Borrachas