KSB Borrachas

Como diminuir os prejuízos durante a pandemia no setor de autopeças?

By - Casari
24.09.20 06:16 PM

O setor de autopeças, a exemplo de outros mercados, também sofreu enormes perdas devido a pandemia de COVID-19. Tal situação exige um esforço por parte das organizações para tentar ao máximo diminuir os prejuízos causados pela crise sanitária. 


Pensando em colaborar com recuperação das empresas do setor, a equipe da KSB Borrachas, empresa do Grupo Tecnofix, preparou o post de hoje, com algumas dicas que poderão contribuir para amenizar os danos e alavancar a recuperação da sua empresa em um cenário pós-pandemia.


Diminuir os prejuízos durante a pandemia: repense o modelo de negócio para o digital e use a tecnologia de forma favorável

O novo comportamento adotado pela grande maioria das empresas é além de atender de forma presencial ao seus clientes, estar presente de forma digital. 


Cada vez mais, após esse período de isolamento social, em que as pessoas ficaram em casa, os negócios online cresceram com as vendas via e-commerce. Sendo assim, procure fazer com que seu negócio de autopeças esteja presente nas redes.


A divulgação é fator muito importante para presença digital, pois transmite segurança ao cliente. Sendo assim, é importante investir em um site próprio, com blog para que o conteúdo seja encontrado no Google, bem como nas mídias sociais como Facebook e Instagram, etc. 


Otimização de recursos e insumos


Pode ser fundamental neste momento, que você reavalie toda a sua operação e encontre formas de economizar os recursos disponíveis. Assim, você poderá otimizar toda a operação e encontrar formas de diminuir despesas.


Isso pode ocorrer, por exemplo,  implementando “home office” aos funcionários que possam trabalhar de casa, reduzindo assim custos de energia elétrica e água, ou ainda averiguando processos e utilização de matéria-prima. 


Quando revisa-se o processo, sempre é possível encontrar formas de diminuir os custos da operação.


Negociar com fornecedores é uma das melhores maneiras de minimizar os prejuízos

Considerando que a pandemia é um problema que atinge a todos, é importante que se faça negociação com seus fornecedores, seja pleiteando desconto, ou buscando prazos para pagamento. 

A possibilidade do empresário contar  com ampliação de prazos ou até mesmo desconto para compra de insumos, é muito grande, pois o fornecedor também faz parte da cadeia do setor e sabe que as empresas estão se recuperando e precisam de um fôlego na hora de pagar as contas e refazer seu capital de giro. 

Planejar o negócio pós-pandemia

Considerando todos os desafios que a pandemia de COVID-19 trouxe para o cenário econômico mundial, o planejamento das empresas do setor de autopeças precisa ser repensado. Isso devido a possibilidade de mudanças no comportamento de consumo pós-pandemia. 

Encontrar novas formas de crescimento talvez seja o maior desafio em planejar o futuro do negócio. 

A dica é pesquisar possíveis mudanças que podem impactar o negócio a longo prazo, investir em novas tecnologias para reduzir custos, estar atento aos novos direcionamentos do mercado de autopeças e estar sempre alinhados às novas transformações.