KSB Borrachas

A importância da indústria 4.0 em tempos de pandemia

By - Casari
22.08.20 03:37 PM

Recentemente aqui no blog, falamos sobre a importância da indústria 4.0. Falamos, por exemplo, que ela “reflete um novo modelo de produção nas empresas, resultante da quarta revolução industrial”.

Simboliza também, o modo pelo qual nos relacionamos atualmente com as máquinas e a tecnologia.

Se ela já era necessária e relevante a cada dia, em um mundo considerado ‘normal’, o que podemos dizer agora, sobre a indústria 4.0 em tempos de pandemia?

É exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje aqui no blog da KSB Borrachas, confira.

Um desafio capaz de impactar todo o mundo

A implementação da indústria 4.0 em tempos de pandemia, é de fato, um desafio.

Afinal, embora há muito tempo sendo discutida no país, de acordo com um estudo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), denominado “Indústria 2027”, apenas 1,6% das 759 empresas brasileiras consultadas, confirmou que possui sistemas integrados, fábricas conectadas e processos inteligentes, capazes de subsidiar a tomada de decisão de seus respectivos gestores.

Hoje, sobretudo com a questão da Covid-19, a implementação do conceito se torna algo crucial, afinal, cada setor tem o dever de se atualizar, caso pretenda não somente seguir competitivo no mercado, como também, se manter.

Vale aqui, citarmos uma matéria publicada pelo importante portal inglês “verdict.co.uk”:

“Estávamos à beira do próximo boom tecnológico antes da Covid-19 chegar. De acordo com um relatório de 2019, estima-se que 1,5 bilhão de pessoas deverão estar conectadas a redes 5G até 2024 , e a adoção da Internet das coisas (IoT) em todos os setores está crescendo lentamente.”

Fato é que em todo o mundo, os locais de trabalho foram obrigados a se adaptar a um ambiente totalmente novo, devido à necessidade do trabalho em casa e do isolamento social.

Nesse contexto, investir na melhoria da infraestrutura de TI, para que a empresa se mantenha ativa e seus funcionários, produtivos, reflete uma imposição da pandemia, que acelerou o processo.

E você, como está lidando com a pandemia em seu negócio e quais mudanças tecnológicas se viu obrigado a realizar? Conte pra nós!